segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LIVRO TUDO QUE É GRANDE SE CONSTRÓI SOBRE MÁGOA

CAPÍTULO I - O CONVITE.

No início do ano foi convidado pelo pessoal da UGRA PRESS (responsável pela publicação do Anuário de Fanzines) para ilustrar o primeiro livro do escritor Leandro Márcio.

O livro é uma coletânea de contos, alguns inéditos e outros previamente publicados no blog Dissolve Coagula. Leandro foi vocalista e tocou junto com o Douglas (também da UGRA) nas bandas paulistas de hardcore Life is a Lie e Parental Advisory.
A idéia resumida era ilustrar o livro com um desenho por capítulo em um prazo que inicialmente pareceu me apareceu apertado. Aceitei.

A maior razão que pesou na minha aceitação ao convite foi o trabalho, paixão e cuidado que os dois têm por livros. Durante nossas conversas iniciais o projeto já estava bem avançando em termos de idéias, como seriam feitas as encadernações, tipo de papel, material da capa e diagramação (o Douglas é um obcecado por isto, acreditem). Como já havia visto o excelente trabalho da dupla no I Anuário de fanzines, sabia que eles fariam o que estavam falando.

CAPÍTULO II- A ILUSTRAÇÃO.

Conversamos um pouco sobre minhas idéias sobre o formato de ilustração para o tamanho de página e formatação do livro e chegamos a um acordo rápido.

O texto digitado do livro veio por e-mail, o processo de produção está resumido na seguinte declaração que dei há alguns meses para o site da UGRA:

“Separei o livro em pequenos pedaços grampeados e ia lendo no trânsito para o trabalho. Quando via alguma frase que sugeria um desenho grifava. Quando surgia uma imagem, desenhava rápido, no colo e no trânsito essas idéias iniciais. Depois que li o livro inteiro e tinha essas idéias, em casa (e com calma) passei para o lápis e finalizei com nanquim e pincel na mesa de luz. Que o Detran não me ouça.”






CAPÍTULO III - A PRODUÇÃO DO LIVRO.

Seguem as fotos, elas falam por tudo.



























CAPÍTULO IV - O LANÇAMENTO.
O livro será lançado provavelmente no dia 10 de dezembro. São apenas 100 cópias. Oportunamente colocarei mais dados sobre o evento. No momento o que posso dizer... Puta orgulho de participar deste projeto!

2 comentários:

  1. Flávio, beleza cara? Dando uma sacada no blog Zinismo, achei o seu e gostaria de dizer que ta foda. Vamos trocar uns zines depois, publico algumas coisas aqui em fortaleza. Grande abraço e vamos nos falando.

    ResponderExcluir
  2. Opa Everton, vamos sim, entre contato pelo email flaviograo@yahoo.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir