sábado, 11 de maio de 2013

MITOLOGIA DO DESCOMPASSO - PROCESSO I


A Mitologia do Descompasso é um projeto pessoal que me propus a fazer no ano passado para tentar investigar qual a origem das figuras “de madeira” que são bem características em minhas telas.

Logo de início decidi que faria um zine nos moldes do Manufatura, ou seja, uma narrativa de imagens. Desta vez optei por fazer os desenhos com bico de pena, até agora fiz cerca de dez desenhos e a narrativa deve possuir entre 25 e 40 pranchas. Além do zine, repetirei o que fiz no zine EndoApocalipse, ou seja, lançarei também um livro capa dura que virá com uma gravura inclusa, neste caso uma água forte que já estou imprimindo.

Além do zine e do livro, venho pintando algumas telas, que ajudam a expandir meu entendimento do que seria o universo da tal Mitologia. Uma novidade é que tenho pintado também pequenos pedaços de tecido para tela (sem moldura), que me ajudam a definir os personagens que comporão a narrativa. Tenho feito também desenhos e esboços em cadernos ou papéis soltos.

Resolvi compartilhar o processo de criação de um dos personagens que foi definido após idas e vindas em cadernos, pinturas em óleo e esboços à lápis.

O personagem faz parte de um conjunto de três, cujas estruturas são baseadas em alguns polígonos.

 
 
O trio de personagens aparece em um dos esboços feitos no meu caderno.

Página do zine em que o personagem aparece.

 
Primeira definição do personagem em óleo. Não gostei do tom da pintura, achei que ficou muito dramática com relação às outras e não ficou bem resolvida a questão da estrutura em forma de triângulo.

 
Nesta época troquei de caderno e fiz um registro (cômico?) da obsessão pelos polígonos.

 
Nestes esboços em bico de pena no caderno percebi a causa do problema, estava tentando encaixar a estrutura de pirâmide em um corpo retângular. A solução foi tentar fazer a estrutura do corpo também em forma de triângulo.



 
Neste estudo à lápis consegui definir a estrutura correta e eliminei os vestígios humanos. Consegui também aproximar a figura de um formato de torre que me agradou e um tom mais silencioso que era o que procurava realmente.




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